SETTLERS #1

A SETTLERS #1 é a primeira exposição que resulta do Open Call, lançado pela Restart no ano passado, a artistas e não-artistas, com vontade de mostrarem o que fazem de melhor a uma nova audiência. Esta selecção conta com os trabalhos fotográficos de Carolina Serranito, Joana Patrício, Linda Mendes e Lorenzo Bordonaro.

Carolina Serranito é estudante de Belas Artes, e a Pintura e a Fotografia foram sempre dois dos focos com maior destaque no seu projecto artístico pessoal, aos quais agora se juntou a Gravura. A série SEDE, de sua autoria, vai na direcção do erotismo contemporâneo, com uma relação mais próxima entre o expectador e a intimidade do modelo, e o erotismo clássico, com os seus tons suaves e curvas sensuais.

 

Joana Patrício nasceu em Lisboa, e seguiu seu percurso de estudos em artes visuais, focando-se mais tarde na área de fotografia. É licenciada em Fotografia e Cultura Visual pelo IADE-U, Lisboa, e realizou uma mobilidade de estudos através do programa Erasmus + no Technological Educational Institute of Athens, na Grécia. Watermind, de Joana Patrício, é um projecto em género de auto-retrato. Transmite o que não vê e que não consegue tocar, mas que estão sempre consigo, mesmo que não queira.

Linda Mendes é de Lisboa e trabalha como farmacêutica. Concluiu os cursos de modelação de vestuário (Modatex) e de iniciação à fotografia (MEF). Nos tempos livres, é provável encontrá-la no cinema ou num concerto ou a tocar sintetizador e baixo na banda “the noiir”.

Linda Mendes propõe uma ilusão nas suas peças, pois tudo é uma máscara e um engano.

Lorenzo Bordonaro (MA Filosofia, PhD Antropologia, BA Artes Visuais) tem realizado pesquisas etnográfica na Guiné Bissau, Cabo Verde, Portugal e Brasil sobre vários temas, desde a infância à violência urbana, da criatividade e a marginalidade urbana à migração e ao desenvolvimento. A sua prática artística entrelaça-se com a pesquisa antropológica: as suas obras, instalações e projectos de arte pública são frequentemente enraizados numa reflexão social e filosófica mais ampla e no activismo politico.

Desenvolveu projetos de arte pública em contextos sociais e geográficos diferentes: desde as favelas brasileiras aos bairros espontâneos na periferia de Lisboa; desde os guetos da capital cabo-verdiana aos bairros históricos da Graça e da Mouraria em Lisboa. Participou em numerosos eventos, festivais e exposições coletivas, entre as quais a Bienal de Arquitetura de Veneza e Ethnographic Terminalia em Chicago.

Bordonaro, nos seus “Paradoxos do Turismo” propõe um trabalho de fotomontagem digital a partir de imagens históricas da região – actualmente utilizadas para fins de promoção turística – interrogando, com um cunho crítico e reflexivo, a relação entre Portugal e a sua imagem de marketing, o turismo contemporâneo, e a sua procura paradoxal da autenticidade.

Os SETTLERS são os pioneiros, os que arriscam, os que têm coragem para chegar à frente e fazer acontecer. A Restart é o espaço da criatividade e pretende, de uma forma inovadora, apresentar artistas que redefinem ideias e conceitos, desafiando o estado da arte em todas as suas formas.

 

ENCONTROS ART OF NOISE

Os “Encontros Art Of Noise” nascem de uma ideia conjunta da produtora Nude Music e a editora Alienação que conta com o apoio da Restart. Promover as novas tendências estéticas, sonoras e visuais de novos artistas é um dos objectivos dos Encontros Art of Noise que...

‘FLAVORS’ de Bruno Saavedra

Sinopse Num espaço branco como uma janela de luz, cada um e cada uma sente a sua pele - toca-lhe, cheira-a, prova-a. Com ela combina odores, texturas, sabores que a temperam e a transformam num objeto novo, sedutor ou apenas provocador, manchado ou abjeto, mas sempre...

Projecto Restart

Orientar o caminho dos rebeldes que querem dar vida à criatividade. Somos o caminho que liga o teu talento ao teu futuro. O que é a Restart? Somos uma escola de formação profissional com uma matriz criativa nas suas várias áreas de ensino, que pauta por incutir nos...

Restart Lisboa

Rua da Quinta do Almargem, nº10
1300-490 Lisboa

TEL: 213 609 450
EMAIL: info@restart.pt

Restart Porto

Rua Conceição Fernandes 755,
4434-510 V. N. Gaia

TEL: 223 212 837
EMAIL: infoporto@restart.pt

Newsletter

Redes Sociais

Avid Learning Partner
Acreditação DGERT
Certificação apcer