DESCRIÇÃO

Em resultado da revolução digital tem-se vindo a assistir à produção de maior vindo a assistir à produção de maior número de conteúdos de ficção para as mais diferenciadas plataformas. O aumento significativo de curtas-metragens em distribuição pelas dezenas de festivais e também o número crescente de produções independentes, implica uma maior necessidade de técnicos especializados em particular na área de imagem para ficção.

Direção de fotografia não é uma atividade qualquer, nem uma mera profissão técnica executante.

É uma atividade artística que requer criatividade e imaginação na adoção de estilos e de estéticas na narrativa cinematográfica acompanhada de sólidos conhecimentos técnicos.

Ao diretor de fotografia é exigido um manancial de conhecimentos que não é requerido em nenhum outro departamento na produção de um filme. O diretor de fotografia tem de saber manipular todos os meios técnicos ao seu dispor e conhecer todas as capacidades técnicas do equipamento em utilização. O diretor de fotografia juntamente com o realizador constrói a obra cinematográfica em toda a sua construção estética.

INFORMAÇÕES GERAIS

Duração: 100h
Campus de Lisboa

DATAS

15 de Fevereiro 2019
As informações aqui apresentadas podem sofrer alterações.

HORÁRIO

a definir

QUERO MARCAR UMA ENTREVISTA

Insere os teus dados e aguarda o nosso contacto telefónico para marcação de Entrevista de Aconselhamento Pedagógico.

“If anything, I see myself as a witness. I’d also be pleased, if you’d call me an interpreter. I try to hear and see the message of a place and pass it on, into that other language, the universal one of images.”

Wim Wenders

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | 100H

1. Direcção de Fotografia e Cinematografia Digital Avançada (16h)
2. Atelier de Publicidade e VideoClip (24h)
3. Atelier de Ficção Cinematográfica (30h)
4. Granding Digital (30h)

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA

As sessões dos diferentes módulos serão direccionadas para a demonstração e a prática em âmbito profissional. Serão utilizados desta forma os métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo para a compreensão de conceitos fundamentais e sua respectiva aplicação prática.

Para além da aposta nos trabalhos práticos, de experimentação e erro, os formandos serão também estimulados a desenvolver a capacidade de análise para encontrar uma solução criativa para um determinado problema com base no estudo de situações e casos reais.

Será também estimulado o trabalho em grupo para ajudar a desenvolver a capacidade de análise antes de se encontrar uma solução criativa para um determinado problema.

ESPAÇO E RECURSOS

O Curso de Direcção de Fotografia conta com uma série de recursos que são utilizados ao longo do Curso em função dos seus conteúdos específicos.

Adicionalmente o curso vai utilizar a plataforma online de suporte para disponibilizarem recursos através de ficheiros pdf, links, vídeos e/ou outros.

A utilização dos espaços e equipamentos que a RESTART possui é planeada em função do programa de cada curso.

Existem igualmente espaços para que os formandos possam, fora das sessões dos cursos, realizar os seus trabalhos individuais ou em equipa.

VALOR DE FREQUÊNCIA

INSCRIÇÃO:  €150,00

VALOR DE FREQUÊNCIA: €1.450,00

PERFIL DO FORMANDO

No final da frequência deste curso pretende-se que os formandos integrem equipas de cinema ou vídeo para desenvolver projectos com a função de Directores de Fotografia demonstrando interesse, práticas e técnicas aplicadas à iluminação e ao objecto fílmico.
POR DEFINIR

Restart Lisboa

Rua da Quinta do Almargem, nº10
1300-490 Lisboa

TEL: 213 609 450
EMAIL: info@restart.pt

Restart Porto

Rua Conceição Fernandes 755,
4434-510 V. N. Gaia

TEL: 223 212 837
EMAIL: infoporto@restart.pt

Newsletter

Redes Sociais

Avid Learning Partner
Acreditação DGERT