A Fundação Francisco Manuel dos Santos apresentou o retrato O efeito Marcelo, o comentário politico na televisão, de Rita Figueiras, no dia 14 de Fevereiro na Restart Campus Lisboa.

A apresentação do livro contou com a intervenção da autora, Rita Figueiras (doutorada em Ciências da Comunicação e professora associada da Universidade Católica Portuguesa), e do político e perito de Relações Internacionais Bernardo Pires de Lima. A moderadora foi Joana Reis, jornalista da TVI.

Uma vez trouxe um leitão para o estúdio. Noutra, foi uma torta gigante e o respectivo pasteleiro. Com um discurso pedagogico e simples e dotes de ‘entertainer’, Marcelo Rebelo de Sousa democratizou o acesso à opinião esclarecida e massificou um produto de nicho. A sua aparição dominical na TV tornou-se a medida-padrão do comentário televisivo. Ainda hoje, nenhum comentador escapa à comparação, nenhum media ou político ignora a força do formato.

Mas quem são os sucessores do “Professor”? Como encaram a sua função e que temas privilegiam? Por que motivo tão poucos são mulheres? Que espaços têm à disposição? Com que distribuição partidária? Este livro analisa a evolução do comentário político na televisão portuguesa. Que é como quem diz, o “efeito Marcelo”.

Veja abaixo algumas imagens do evento.