Produção e Marketing de Eventos

EVENTS & ENTERTAINMENT250H

LISBOA

2ª,4ª,6ª | 9H-12H ou 20H-23H

OUT 2016 - JUL 2017

What ever you do, do it well. Do it so well that when people see you do it they will want to come back and see you do it again and they will want to bring others and show them how well you do what you do.

Walt Disney

PÚBLICO ALVO

Estudantes ou profissionais com formação ou experiência em áreas de marketing, comunicação, gestão ou produção de conteúdos (televisão, cinema, música e moda).

sobre o curso

Cria o espectáculo que gostarias de ver. Com uma componente muito prática, o curso de Produção e Marketing de Eventos surge como a introdução e consolidação de conceitos inerentes à produção de um determinado projecto. Desde a área de direcção técnica, até ao som e à iluminação, a formação passa ainda pelas vertentes do marketing, da comunicação e pela promoção de um evento, até ao lado mais teórico da legislação e da montagem financeira. O que resulta desta aprendizagem é a concepção e concretização de um evento.

OBJECTIVOS

Formar profissionais nas áreas de concepção, produção e promoção de eventos/espectáculos nas vertentes financeiras, técnica, humana e de planeamento.

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE ESTE CURSO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO300H

1.CRIATIVIDADEPROCESSO CRIATIVO (12H)

Introdução à criatividade e ao processo criativo como marca da contemporaneidade. A criatividade individual e institucional para a criação de valor.

2.PRODUÇÃODIRECÇÃO TÉCNICA (48H)

Produção

  • O papel do produtor de eventos. Promotor e Produtor.
  • As ferramentas do produtor: Check lists, relatórios, briefings, cronogramas.
  • Equipamentos e novas tecnologias.
  • Etapas da produção de um evento.
  • Carreiras na área da produção de eventos.
  • Visita a espaço de eventos.
  • Planeamento
  • Desenho de produção. Pré-produção e planeamento.
  • Gestão de projectos. Bases de dados e software.
  • Equipas de produção.
  • Equipa do venue. Equipa do promotor do evento.
  • Equipa do artista. Coordenação de equipas.
  • Gestão de Públicos.

Direcção técnica

  • Venues e palcos.
  • Direcção técnica e direcção de cena.
  • Technical riders de diferentes tipologias.
  • Planeamento, montagens, ensaios e eventos.
  • Palcos e elementos cénicos.

3.AREAS TÉCNICAS DA PRODUÇÃO (48H)

Som

  • Noções gerais sobre som.
  • Acústica de espaços.
  • Sistemas áudio e sua operação: Captação e gravação. Monição e Amplificação.
  • Aula prática em auditório.
  • Visita técnica.

Iluminação e multimédia

  • Noções gerais sobre iluminação.
  • Sistemas de iluminação. Estruturas e Rigging.
  • Equipamentos. Software e robótica.
  • Efeitos especiais e de imagem.
  • Vídeo e multimédia (captação e projecção).
  • Aulas práticas em auditório.

4.EVENTOS (48H)

Eventos empresariais e de marca

  • Activação de Marca: o evento como parte da estratégia e campanha de comunicação das marcas. Case studies em festivais, desporto, acções de rua, etc.
  • Eventos empresariais: encontros e reuniões, conferências, congressos, feiras, team building, outros.
  • As empresas: o evento como estratégia de comunicação, marketing e venda.
  • Relações entre produtores, empresas de comunicação e empresa/cliente.
  • Briefings e concepção do evento.

Marketing e promoção

  • Técnicas de Marketing.
  • Objectivos do evento e público-alvo.
  • Promotores e agências.
  • Estratégia e plano de promoção/comunicação.
  • Criatividade e campanha.
  • New media (web, mobile e tablets, redes sociais).
  • Relações públicas.

Eventos culturais

  • Do conceito de cultura à arte, diferentes tipologias de artes, diferença entre artes visuais e artes performativas.
  • O que é um evento cultural: definição de missão, Objectivos e estratégias.
  • Montagem e fontes financeiras.
  • A relação entre direcção artística, produção, gestão e comunicação.
  • Os diferentes públicos de um evento cultural: dos financiadores aos consumidores.
  • Etapas e funções de produção nas artes performativas e nas artes visuais: Análise de case studies: festivais, espaços culturais e de espectáculo, eventos em espaços efémeros e não convencionais.

5.PROJECTO FINALLEGISLAÇÃOPLANEAMENTO (48H)

  • Planeamento do projecto final. Apresentação de ideias e conceitos para o RAM ( Restart à Mostra).
  • Projecto de fim de curso, em equipa, permitindo a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos.
  • A ideia base consiste na criação de um evento real integrado no Festival Restart, aberto ao público e num espaço exterior à escola. Será programado, produzido e promovido pelos alunos.
  • Legislação
  • Contractos.
  • Legislação de eventos.
  • Direitos de autor.

6.PROJECTO FINALMONTAGEM FINANCEIRA (48H)

  • Introdução e princípios de finanças empresariais
  • Noções gerais sobre gestão financeira.
  • Fontes de financiamento: público, privado, bilheteira, crowdfunding.
  • Orçamentação de projectos: breakdown, breakeven, estimativas, imprevistos, final.
  • Risco e rendibilidade.
  • Análise financeira de projectos.
  • Políticas de distribuição dos dividendos p/ projecto (sustentabilidade futura).

7.PROJECTO FINALLEGISLAÇÃOPRODUÇÃO FICÇÃO (48H)

  • Na produção do RAM Será criada uma equipa mista de trabalho com alunos de outros cursos, nas diferentes áreas envolvidas no evento (som, iluminação, vídeo, design, cenografia, etc.).
  • A Restart, além de apoio logístico e de comunicação, dará um pequeno apoio financeiro a cada evento, que cada turma terá que gerir.Legislação
  • Licenciamentos.
  • Legislação e normas de segurança.
  • Legislação de espectáculo.
EQUIPAMENTO

Sala com 16 computadores, projector e internet.

Auditório com grid, palco, PA Meyer Sound com 4 UPA, 2 USW4UPM. Microfones, duas mesas de áudio X32 e Roland M480 (em parceria), mesa de iluminação Avolites Pearl 2000 e MA Lighting Litecommander II, projectores par 64, robots Mac 500/600, projectores de recorte, pares de Led, projector multimédia SONY 2K VPL-FH 300L.

Estúdio de vídeo com 5 câmaras SONY DSR-570 WSP e régie.
Visitas técnicas a montagem/produção de eventos.

PREÇOS

INSCRIÇÃO

€150

PREÇOS

275€ x 10 (Prestações)
169€ x 18(Prestações)
Pronto Pagamento: €2475
(já com 10% desconto)

DESCONTOSCONDIÇÕES ESPECIAIS AQUI

FORMADORES

Alexandre Cortez | Músico, Produtor – Music Box
Eduardo Cunha | Production Manager
Vitor Azevedo | Iluminador – Lamp On
Luis Pardelha| Produtor – Produtores Associados
Ana Teresa Mota | Produtora
Vítor Martelo | Produtor Cultural
Francisco Serzedelo | Gestor de Ev. – Desafio Global
Pedro Rua | Director Técnico – Aprestos
Suse Ribeiro | Engenheira de som

  • ALEXANDRE CORTEZ PINTO
    Events and Entertainment
  • EDUARDO CUNHA
    Events and Entertainment
  • LUIS VIEGAS
    Coordinator, Events and Entertainment
  • MIGUEL BICA
    Events and Entertainment

Restart Lisboa

Rua da Quinta do Almargem, nº10
1300-490 Lisboa

TEL: 213 609 450
EMAIL: info@restart.pt

Restart Porto

Rua Conceição Fernandes 755,
4434-510 V. N. Gaia

TEL: 223 212 837
EMAIL: info@restart.pt

Newsletter

Redes Sociais

Share This