Design de Som em Kyma 7

SOUND & MUSIC_ 12H

PORTO

A DEFINIR

BREVEMENTE

Sound Design has always been very important to my approach to film, because it is a more subversive and allusive aspect of the medium.

Larry Fessenden

PÚBLICO ALVO

Estudantes do curso de Som e Música da Restart.

sobre o curso

A formação em Design de Som em Kyma 7 pretende introduzir uma linguagem de programação áudio, através do sistema computacional do software. Alguns dos principais objectivos estão relacionados com a percepção de uma visão generalizada do sistema e a sua operação, assim como uma demonstração técnica das várias aplicações existentes na área do design de som.

OBJECTIVOS

A formação pretende apresentar o sistema computacional Kyma 7 da Symbolic Sound, e aplicações desta linguagem de programação áudio em contexto de design de som. A formação é composta por duas componentes (i) proporcionar uma visão geral do sistema onde se pretende dar a conhecer os conceitos fundamentais de programação e operação do sistema e (ii) uma demonstração prática de várias aplicações deste sistema em contexto de design de som.

QUERES SABER MAIS?

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO12H

1. VISÃO GERAL DO SISTEMA

- O que é o Kyma?
- Como ligar um sistema Kyma.
- O conceito de Sounds, Sound ObjectsSound Files.
- Sound Browser e Protótipos.
- Sound Editor:
- fluxo e sinal
- parametrização de Sounds
- sistema de ajuda Sound Editor
- Linguagem de parametrização CapyTalk
- Virtual Control Surface (VCS)
- Sound Objects Essentials
- geradores: Sound Objects para geração de som por processos de síntese e sampling
- mistura e espacialização: Sound Objects para mistura stereo e multicanal
- modificações espectrais: Sound Objects para modificação do timbre de som
- modificadores não-espectrais: Sound Obects para outras modificações de som, e.g. delay ou reverberação
- controlo: Sound Objects que realizam controlo da evolução temporal de amplitude do som, e.g. geradores de envelopes
- live performance: Sound Objects para a realização de um controlo interactivo.
- Sample Editor: edição de áudio em Kyma
- Tipos de ficheiros especiais:
- ficheiros de som espectrais
- ficheiros de som GAO
- ficheiros de análise TAU
- ficheiros de análise RE
- Timeline: representação de Sounds numa linha de tempo horizontal
- Multigrid: representação de Sounds numa linha de tempo vertical
- Gallery: realização de Sounds de forma algorítmica e estocástica
- Controladores disponíveis: MIDI, OSC e aplicação KymaControl

2. SHOW-REEL DE APLICAÇÕES DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO KYMA

- Laboratório de sinal: laboratório DSP da manipulação de formas de onda simples até à criação de osciladores, envelopes de som e partituras gráficas
- Laboratório de complexidade: parametrização e mapeamento algorítmico de fluxos de sinal através de técnicas de replicação e scripts
- Laboratório Espectral: design de técnicas de resíntese e técnicas de modificação espectral
- Laboratório de Computação Rítmica: novas abordagens à criação de ritmo com técnicas como ritmos euclidianos, groove morphing, marcação em ficheiros de áudio, bancos ROM

EQUIPAMENTO
PROPINAS

PROPINA

€150

FORMADORES

Luís Aly
Luís Aly nasceu no Porto em 1975 e, mesmo antes de falar, já reconhecia por ouvido a proximidade do antigo Conservatório de Música do Porto e fazia questão de o notar à sua mãe. Em 1998 formou-se na Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE) no curso de Artes e Técnicas do Espectáculo. Desde essa data desenvolveu atividade como designer de som em produções cénicas de vários de agentes culturais como o Teatro de Marionetas do Porto, Companhia de Dança Instável, Associação Cultural As Boas Raparigas, Teatro Experimental do Porto, Ao Cabo Teatro, Teatro do Bolhão, assim como para o Teatro Nacional de São João e Teatro Nacional D.Maria II. Trabalhou regularmente com profissionais como Rogério de Carvalho, Nuno Cardoso, João Grosso, Emília Correia, Gonçalo Amorim e Joana Providência. Entre 2004 e 2013 foi responsável pelo departamento de som da ACE, assim como pela elaboração dos planos nacionais curriculares para o ensino profissional na área. Leciona na ACE no curso de Luz e Som, e deu formações para profissionais do espetáculo no âmbito do programa Arte em Rede. Desenvolve também atividade em instalações interativas e performances que estabelecem ligação entre a poesia experimental e o som com nomes como Rui Torres, Américo Rodrigues, Sérgio Bairon, ou Nuno M Cardoso. Em 2016 completa o mestrado em Multimédia- Especialização em Música Interativa e Design de Som da Faculdade de Engenharia do Porto e inicia o programa doutoral em Media Digitais dedicando-se ao desenvolvimento de software áudio para aplicações no contexto do design de som.

  • CHULLAGE
    Sound and Music
  • EMIDIO BUCHINHO
    Sound and Music
  • FERNANDO ABRANTES
    Sound and Music
  • LUIS BELO LOPES
    Sound and Music
  • MIGUEL SILVA
    Sound and Music
  • VASCO LIMA
    Coordinator, Sound and Music

Restart Lisboa

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