Graphic Design

DESIGN _ 300H

LISBOA

2ª a 5ª | 19H23H

20 MAR - 31 JUL 2017

The life of a designer is a life of fight. Fight against the ugliness. Just like a doctor fights against disease. For us, the visual disease is what we have around, and what we try to do is cure it somehow with design.

Massimo Vignelli

PÚBLICO ALVO

Activos e estudantes com formação prévia ou vocação para artes visuais, design, arquitectura ou outras áreas gráficas. 

sobre o curso

Revela os contornos da tua perspectiva. O curso de Fotografia surge com o objectivo de introduzir e desenvolver competências práticas em áreas profissionais deste universo. A todos os que pretendam desenvolver um estilo próprio de fotografia, esta formação aborda conteúdos que vão desde a história e cultura visual, aos vários géneros de fotografia passando pelas técnicas de edição e pós-produção até á concepção artística e curadoria.

OBJECTIVOS

Desenvolver competências associadas à criatividade e exploração de linguagens, à capacidade de experimentação e expressão, assim como às tecnologias associadas ao design de comunicação, e em particular ao design em meios impressos.

Adquirir estratégias transversais que, associando teoria e prática, permitam conceber e desenvolver projectos criativos orientados para o mercado de trabalho.

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE ESTE CURSO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO300H

1.CRIATIVIDADEPROCESSO CRIATIVO (12H)

Introdução à criatividade e ao processo criativo como marca da contemporaneidade. A criatividade individual e institucional para a criação de valor.

2.CRIAÇÃOFERRAMENTAS DIGITAIS (48H)

Criação/Processos Criativos

  • Processo de abertura, introdução e experimentação de processos estéticos e conceptuais da Cultura Visual Urbana.
  • Utilização de técnicas processuais ligadas ao universo das artes plásticas, criando um dialogo entre as mesmas e os novos media.
  • Processo de criação/criatividade introduzindo um vasto espectro nas áreas da produção/criação visual: Pintura, Escultura, Video, Fotografia, Street Art, Graffiti, Performance, entre outros.

Ferramentas Digitais

  • Ilustrator;
  • Photoshop.

3.PRODUÇÃOTIPOGRAFIA (48H)

Produção Gráfica

  • A pré-impressão (edição gráfica): o circuito convencional e digital, quadricromia e pantones, provas de cor.
  • Os processos de impressão: da impressão convencional à impressão digital.
  • Materiais de impressão e acabamentos.
  • Planeamento e custos.

Tipografia

  • Introdução à tipografia.
  • Fontes PostScript, TrueType e OpenType e direitos de autor de fontes.
  • A comunicação através da tipografia: forma/função.
  • Kerning e leading e a importância do espacejamento óptico.
  • Diferença da tipografia para impressão e para ecrã.

4.BRAND DESIGN (48H)

  • Identidade e marca.
  • Estratégia e posicionamento da identidade gráfica. Desenvolvimento criativo de imagem.
  • Tecnologias de pré-impressão, impressão e acabamentos na imagem corporativa.
  • Exercícios de criação e reformulação de logotipos, briefings com empresas reais.

5.PACKAGING (48H)

  • O packaging e o mercado.
  • Papel estratégico do packaging.
  • Objectivos de posicionamento da marca.
  • Desenvolvimento criativo da embalagem.
  • Tecnologias de pré-impressão, impressão e acabamentos para o packaging.
  • Exercícios com briefing real para projecto de packaging: conceito, planificação e maqueta.

6.PUBLICIDADE (48H)

  • A publicidade e o mercado.
  • Os suportes publicitários: quais e as suas vantagens e desvantagens.
  • Posicionamento e planeamento estratégico.
  • Estrutura clássica de uma agência de publicidade.
  • Visita a uma agência de publicidade.
  • Desenvolvimento criativo e concepção de um projecto publicitário.
  • Exercício prático de criação de uma campanha publicitária: imprensa e outdoor.

7.DESIGN EDITORIAL (48H)

  • A imprensa, tipografia, grelha tipográfica e contextualização: significados e funções.
  • Introdução histórica e novas tendências, alfabetos tipográficos, evolução, classificação, legibilidade, impacto e plasticidade, o valor do texto, case studies.
  • Desenvolvimento criativo de paginação.
  • Tecnologias de pré-impressão, impressão e acabamentos.
  • Noções práticas de Indesign.
  • Exercícios de paginação e de livro de estilos: ruptura e reformulação de edições existentes.
  • Exercício final para publicação periódica: revistas ou jornal.

8.MÓDULO LIVRE (48H)

Todos os alunos poderão frequentar um módulo de 48h de qualquer outro curso semestral ou anual à escolha, mediante conhecimentos mínimos e aprovação da pedagogia.

EQUIPAMENTO

Sala com 16 iMac 27″, tablets Wacom, impressora laser a cores, scanner, kit de pantones, máquina fotográfica digital. Softwares: Pacote Adobe CS6 Design Premium (Ilustrator, Photoshop, Dreamweaver, In Design, Flash), After Effects e 3ds Max.

PROPINAS

INSCRIÇÃO

€150

PROPINA

315€ x 12 (Prestações)
391€ x 9 (Prestações)
Pronto Pagamento: €3168
(já com 10% desconto)

DESCONTOSCONDIÇÕES ESPECIAIS AQUI

FORMADORES

ANA BALIZA
CLÁUDIA PERNENCAR
CONCEIÇÃO BARBOSA
FERNANDO PINA
JOÃO ROQUE
PAULO ARRAIANO
PAULO SILVA
TIAGO BALTAZAR

  • CONCEIÇÃO BARBOSA
    Design
  • FERNANDO PINA
    Design
  • PAULO SILVA
    Design

Restart Lisboa

Rua da Quinta do Almargem, nº10
1300-490 Lisboa

TEL: 213 609 450
EMAIL: info@restart.pt

Restart Porto

Rua Conceição Fernandes 755,
4434-510 V. N. Gaia

TEL: 223 212 837
EMAIL: info@restart.pt

Newsletter

Redes Sociais

Share This