Criação e Composição Musical

SOUND & MUSIC_ 300H

PORTO

A Definir

OUTJUN

I want kids of this generation to see that everything is cool, that there’s some kind of unity in hip-hop. We all found something that’s really important to us, and music is all we’ve really got.

Missy Elliot

PÚBLICO ALVO

Interessados em ganhar competências em tecnologias e técnicas áudio, e que revelem ainda vocação para os fenómenos do som, da música e das tecnologias dos media.

sobre o curso

Cria inspiração. Este curso destina-se a formar músicos capazes de compreender e compor dentro dos vários idiomas musicais, desde o funk à electrónica, do blues ao hip hop, da dança ao experimental, passando pela banda sonora, pelo pop rock e pela música afro-americana.

OBJECTIVOS

Formar músicos capazes de criar, dinamizar ou integrar projectos, independentemente do tipo de linguagem ou estilo musical. Pretende-se que a formação, por ser prática, aberta e vocacionada a diversos géneros e estilos, possa simultaneamente ampliar e fortalecer as competências e conhecimentos adquiridos relativamente à criação e composição.

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE ESTE CURSO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO300H

1.CRIATIVIDADEPROCESSO CRIATIVO (12H)

Introdução à criatividade e ao processo criativo como marca da contemporaneidade. A criatividade individual e institucional para a criação de valor.

2.MÚSICAMIDI (48H)

Midi sintetizadores e softwares musicais
O Estudio de Som configuração do estúdio e equipamento MIDI as novas soluções digitais de audio e midi:

  • Interfaces Audio e Midi;
  • Superfícies de Controlo;
  • Controladores Midi (Instrumentos e DJ);
  • Pluggins e Instrumentos Virtuais;
  • Rewire composição em midi Protools e Live.

Linguagem e instrumentação musical

  • Conceitos de linguagem musical: A notação musical tradicional e a representação gráfica na sequenciação em DAW.
  • Análise de ritmo, melodia, harmonia.
  • Estéticas musicais: Análise de estruturas, progressões melódicas e harmónicas; esquemas de sequenciação.
  • Experimentação e inovação nos instrumentos musicais.

3.ELECTRÓNICA URBANA (48H)

Música de dança

  • Enquadramento histórico da área “Electrónica”.
  • Origens e influências.
  • Do disco até ao techno.
  • A explosão dos anos oitenta com o house e as evoluções da música electrónica de dança.
  • Géneros e subgéneros.
  • A revolução com as tecnologias digitais: o sampler e o computador.
  • Organização, arquivo e manipulação de bancos de sons.
  • Características fundamentais do género; os aspectos harmónicos, melódicos e timbrícos.

Hip Hop

  • Enquadramento histórico e político: Da “Geração dos Direitos Civis” à “Geração Hip Hop” e os “Childrens of Reagan” “South, Sourh Bronx”. Origens e influências: Jazz, Soul, Funk e afro-latina.
  • Do “underground” ao “mainstream” Características fundamentais do género; “The Breaks”; Ritmo e Poesia. Flow: Versificação e Métrica.As ferramentas: dois pratos e um microfone - “o Turntablism”. TR, MPC, SP12 e a definição da sonoridade do Hip Hop.
  • Princípios e técnicas: sampling e Low end; Noise e os sons não tonais; choping; looping; Timestrech e pitchshift. Síntese. Boombap, Jazzyhiphop e Trap.

4.POP ROCK, SOUL AND BLUES (48H)

Pop Rock

  • Enquadramento histórico do género “Pop Rock”.Origens e influências: R&B e outras.
  • A génese americana e britânica.
  • Principais movimentos e gerações.
  • A globalização do pop rock. Audição crítica.
  • Características fundamentais do género; os aspectos harmónicos, melódicos e tímbricos.
  • Princípios e técnicas de songwriting em pop rock.

Afro Americana

  • Enquadramento histórico dos géneros de raiz “Afro-americana”. Origens e influências: música negra americana; africana e latino/americana.
  • Apropriações e fusões de géneros. Audição crítica de exemplos chave.
  • Características fundamentais do género; os aspectos harmónicos, melódicos e tímbricos.

5.MÚSICAAMBIENTES SONOROS PARA PERFORMANCE ARTÍSTICA (48H)

Música Experimental

  • Enquadramento histórico do género/área “Experimental”.
  • Origens e influências: A vanguarda erudita e as primeiras experiências electro acústicas.
  • O surgimento da electrónica na música experimental.
  • As novas fronteiras do digital na música (áudio digital, midi e protocolos, laptop, redes, interfaces e interactividade).

Música para artes performativas

  • Análise e avaliação do que representa trabalhar em composição musical para uma produção de cena.
  • Os principais parceiros: encenador, coreógrafo.
  • As relações com o produtor e os co-criadores.
  • Os sistemas de produção em cena e em audiovisual. Reprodução sonora em estúdio e reprodução em sala de espectáculo.
  • Os géneros e os estilos. Teatro, dança, performance, instalações.
  • Articulações musicais possíveis em função da especificidade do trabalho.

6.MÚSICA PARA IMAGEM (48H)

Criação e composição para imagem

  • Análise e avaliação do que representa trabalhar em composição musical para um suporte de imagem.
  • O composer e o film composer. Os principais contactos: produtor (cliente) e o realizador (co-criador).
  • As etapas de produção.
  • A relação com o editor de música.
  • Os géneros e os estilos. Publicidade, televisão, ficção, documentário, videojogos.
  • Articulações musicais possíveis em função da especificidade do trabalho. A vertente “design” na criação musical para audiovisual.

7.PROJECTO FINAL (48H)

Neste módulo não serão leccionados conteúdos. O objectivo é implementar trabalhos em que é posta à prova a capacidade do aluno conceber, montar, desenvolver e finalizar um Projecto Musical e uma Banda Sonora para Filme, harmonizando conhecimentos adquiridos.

Os projectos decorrerão segundo um calendário delineado inicialmente e desenvolvido em função dos objectivos apontados e em articulação com alunos de Realização II (no caso da banda sonora).

A avaliação do módulo será feita pelo formador em função do cumprimento do projecto nas suas vertentes (calendário, criatividade, rigor técnico e espírito de equipa), e ainda (no projecto musical) por um Júri de músicos convidados.

O mercado de trabalho será abordado e aberto o debate com os músicos convidados.

PROPINAS

INSCRIÇÃO

€150

PROPINA

315€ x 12 (Prestações)
391€ x 9 (Prestações)
Pronto Pagamento: €3168
(já com 10% desconto)

DESCONTOSCONDIÇÕES ESPECIAIS AQUI

FORMADORES

A Definir

  • CHULLAGE
    Sound and Music
  • EMIDIO BUCHINHO
    Sound and Music
  • FERNANDO ABRANTES
    Sound and Music
  • LUIS BELO LOPES
    Sound and Music
  • MIGUEL SILVA
    Sound and Music
  • VASCO LIMA
    Coordinator, Sound and Music

Restart Lisboa

Rua da Quinta do Almargem, nº10
1300-490 Lisboa

TEL: 213 609 450
EMAIL: info@restart.pt

Restart Porto

Rua Conceição Fernandes 755,
4434-510 V. N. Gaia

TEL: 223 212 837
EMAIL: info@restart.pt

Newsletter

Redes Sociais

Share This